SPORT É CHEGADO A ESTRANGEIROS

aguiaDE DIRIGENTES Á JOGADORES

Vou falar no que sei porque fatos passados de longas datas fica difícil.Mas se existe um clube chegado aos estrangeiros este chama-se Sport Club do Recife.Começa de presidente,diretor e jogador e até técnico. Se não vejamos o que colhemos.

Técnico- Foi o Sport que conseguiu contratar o primeiro técnico de sua equipe.Antes sempre quem dirigiam eram os dirigentes. E foi justamente no ano de 1928, que Carlos Viola,o uruguaio que também jogava, foi oficializado como treinador.Era o primeiro profissional que começa a ganhar alguns trocados.

PRESIDENTE-Quem não se recorda do querido e saudoso português Eduardo Cardoso.Tinha seu escritório na rua da Conceição e “morria” de amores pelo Leão.Terminou sendo um dos grandes presidentes que passou no clube.Mas dirigentes que colaboraram no futebol;Antonio Pimenta Machado,que na verdade era decedente de português,toda sua familia era lusa,mas ele que também falava como todos,por ironia do destino nasceu em Belém do Pará.O português Júlio Campos que colaaborou no futebol e muito.Dono de diversas empresas inclusive ninguém dormia no chão porque fábrica de colcão era a mais famosa do Recife.Já partiu para o outro mundo;Antonio de Carvalho Lajes,a velha concentração do Estádio da Ilha tem seu nome.Era português e lembro quem contratou Zezé Moreira para ser técnico do Sport foi ele.Tinha negócios na rua Duque de Caxias.

Amandio Fernandes, um portuga inteligente, sério,amigo de todos e era proprietário da Padaria Flor da Penha localizada na  rua da Penha no bairro de São José.Graças a Deus permanece entre nós e muitos anos que não o vejo. Comi muito pão de sua padaria.Era chegar e ele mandar servir aquele lanche.Que figura respeitosa.Outro português que bem pouco tempo trabalhou em nossa epoca em várias funções;Manoel Páscoa.Figura brilhante e impoluta.Enfim, os lusos sempre tiveram uma admiração pelo leão. Existiram outros,mas eu não tinha nascido e outros que não me lembro me perdoem.

JOGADORES-Agora dá para formar time com suplentes e também treinador. Vejam;Peter( goleiro que éra da Thcecoslováquia);Molina( paraguaio),Cabrera( paraguaio),Taborda(uruguaio) e Ramirez( uruguaio):Chumaceiro(boliviano),Raul Betancour( uruguaio) e Raul Celly( argentino); Henrique Campora( uruguaio),Válter Morel( uruguaio) e Zingoni( argentino). técnico- Raul Betancour. Suplentes;Juan Miguel Perez( paraguaio),Peres( português),Magri(argentino),Velasquez e Cheppo( Honduras),Mark(chileno). outros treinadores que passaram;Ricardo Diez,Dante Bianchi e Salvador Perini.É muito estrangeiro para um clube . Só falta vir OBAMA….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *